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Lembre-se: sua lista de compras não precisa ser 100% perfeita (perfeição não existe, ok?), você só precisa tentar fazer escolhas mais saudáveis! Veja como é simples:
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✔FRUTAS, VERDURAS & LEGUMES: A dica para esse TRIO que muitas vezes é deixado de lado é: Compre os alimentos que não vão estragar na sua geladeira, ou seja, aqueles que você vai comer!! Kkkkkk.. Isso mesmo, de nada adianta comprar couve, porque ajuda a destoxificar e blábláblá, se você tem pavor de comer couve, isso só vai gerar mais desconforto!
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Então, se AINDA não tem o hábito de consumir alimentos desse grupo, FACILITE: Comece pelos vegetais que mais gosta, fáceis de preparar (não tem problema repetir no início) ou aquelas frutas da época que são mais docinhas (& mais em conta!💰). Qualquer alimento escolhido aqui não terá erro!
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✔PROTEÍNAS: Carnes variadas, ovos ou tofu (queijo de soja). A dica aqui é variar sempre que possível e fugir dos muito gordurosos, processados, embutidos, empanados ou enlatados! Atum e sardinha enlatados também são boas opções!
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✔CARBOIDRATOS: Priorize os in natura, como batatas, milho, aipim, inhame ou minimamente processados, como arroz ou leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), pois são mais ricos em fibras e nutrientes do que produtos que utilizam farinhas refinadas, como massas, pães ou bolachas.
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✔GORDURAS: São essenciais para compor uma alimentação saudável, desde que sejam as gorduras BOAS, como as encontradas em castanhas, sementes, algumas frutas (coco e abacate) e azeite de oliva. Reduza o consumo de gorduras saturadas (manteiga, creme de leite, gorduras de origem animal) e trans/hidrogenadas presentes em produtos industrializados (margarina, bolachas, sorvetes e outros produtos processados) e óleos refinados!
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✔TEMPEROS: São ricos em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e a melhorar o metabolismo corporal! Capriche na ingestão de alho, cebola, orégano, açafrão-da-terra, gengibre, alecrim, tomilho, manjericão, canela e etc.! 😉

Autora: Nutricionista Thaísa Stavitzki.

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