9 fatos que você precisa saber sobre a obesidade

Inicie sua vida saudável pela lista de compras
22 de junho de 2023
Importância da equipe multidisciplinar para a cirurgia bariátrica
22 de junho de 2023

Vertical portrait of thick curly man in white t-shirt with pensive face looking up at copy space isolated on pink background. Pensive young overweight man standing on colored background.

Um dado alarmante para o Brasil, divulgado pelo Atlas Mundial da Obesidade, é que, em 2030, cerca de 29,7% da população adulta será obesa.  Apesar de não ter cura, a obesidade é uma doença que pode e deve ser controlada por meio de diferentes estratégias.

Para conscientizar homens e mulheres sobre o assunto, o cirurgião bariátrico, Dr. Daniel Ferrarin, esclarece nove fatos que você precisa saber. Confira!

1.  A obesidade é muito mais do que uma questão estética

Embora muitas pessoas possam achar que obesidade é apenas uma questão estética, ela vai muito além disso. Trata-se de uma doença crônica, que compromete seriamente a saúde e, por isso, precisa ser tratada.

2.  O excesso de gordura corporal pode levar à diversas doenças

A obesidade pode desencadear diversas doenças, devido ao estado de inflamação constante do organismo, alterações hormonais e excesso de gordura entre os órgãos, por exemplo.  Entre elas estão o diabetes tipo 2, hipertensão, vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares e problemas articulares.

3.  Hábitos saudáveis previnem a obesidade

Alguns hábitos ajudam a prevenir a obesidade em crianças e adultos. Um dos mais importantes é manter uma alimentação balanceada e saudável. Para isso, é preciso investir numa dieta o mais natural possível e ficar longe dos alimentos processados.

4.  Prática de atividades físicas é fundamental para a prevenção e tratamento da doença

O estilo de vida sedentário é um grande aliado da obesidade, pois contribui diretamente com o acúmulo de gordura corporal. Muitas vezes, inclusive, a pessoa já tem pré-disposição genética à doença, que tende a aparecer ou piorar com a falta de atividades físicas regulares.

5. Diabetes e obesidade

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. Um dos principais fatores de risco para a doença é o excesso de peso corporal. Lembramos que a condição, assim como a obesidade, também pode desencadear comorbidades.

6. Componente genético

Estudos indicam que o componente genético é um elemento importante, que determina uma maior predisposição ao desenvolvimento da obesidade. Por isso, pessoas com familiares obesos devem estar mais atentas aos hábitos saudáveis de forma a prevenir a doença.

7. Obesidade infantil

Estima-se que mais de 41 milhões de crianças com menos de 5 anos estejam obesas em todo o mundo. As principais causas da obesidade infantil são a má alimentação e o sedentarismo, além da questão hereditária.

Ao observarem sinais da doença, é importante que pais ou responsáveis procurem ajuda médica, para que as melhores estratégias de tratamento sejam realizadas.

8. Gatilhos emocionais

Em busca de alívio imediato ou fuga, sentimentos como ansiedade ou tristeza podem ser gatilhos emocionais que levam muitas pessoas à ingestão exagerada de alimentos e, consequentemente, à obesidade. Por esse motivo, é importante entender qual a relação que se possui com a comida, o que pode ser feito com acompanhamento psicológico, e agir para mudar o quadro.

9.  Obesidade tem tratamento

Apesar de não ter cura, a obesidade pode e deve ser tratada. Não existem tratamentos milagrosos e rápidos, mas é possível eliminar o excesso de peso com sucesso a partir do acompanhamento multidisciplinar, envolvendo profissionais como nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.

Além disso, quando as ações convencionais não surtem efeito por no mínimo dois anos, pode haver indicação de uma cirurgia bariátrica, a ser realizada por cirurgiões especializados na técnica.

A Be.Live Clinic conta com um time completo quando se trata do emagrecimento saudável e da realização da cirurgia bariátrica. Quer mais informações ou agendar uma consulta? Entre em contato com a gente!

Documentos Pré-operatórios
Ligue agora