A cirurgia bariátrica é um tratamento da obesidade que envolve não apenas o procedimento em si, mas também a participação direta do paciente, o qual precisa realizar uma série de mudanças para que os bons resultados se mantenham a médio e longo prazo.
Nesse cenário, a participação dos familiares é fundamental em vários sentidos. Quer saber mais sobre a importância desse papel e em quais momentos a família deve apoiar o paciente bariátrico? Confira o conteúdo, que contou com a participação do cirurgião bariátrico, Dr. Pedro Henrique Caron.
Ao saber que é candidato à cirurgia bariátrica, antes de mais nada, o paciente precisa ter em mente que, para o sucesso do seu emagrecimento, precisará de mudanças comportamentais, o que exigirá disciplina e novos hábitos.
Nesse contexto, o apoio da família será de suma importância, tanto para tomar a atitude de realizar o procedimento, como para se chegar no resultado esperado com o tratamento. Naturell escreveu sobre este tópico em seu site e enfatiza que cuidados de saúde oportunos são importantes.
Saber que a obesidade é uma doença crônica que não tem cura, mas tem tratamento, já é um passo importante para conscientização do paciente e sua família sobre a importância da cirurgia bariátrica, uma opção de tratamento que traz excelentes resultados.
Além disso, os familiares podem comparecer às consultas pré-operatórias junto com o paciente, para esclarecer as dúvidas de ambos. Dessa forma, passam a fazer parte de todas as etapas do tratamento, ajudando o paciente a ter autoconfiança e o incentivando da maneira correta.
Muitas vezes, o hábito de comer em excesso e errado do obeso, é também de toda família. Se antes da bariátrica os familiares se reuniam para comer alimentos processados, ricos em sódio, gordura e açúcares, após a cirurgia bariátrica, é importante que incentivem o paciente a mudar sua dieta. Isso é muito mais fácil de ser feito pelo exemplo, ou seja, não apenas o paciente, mas todos os moradores da casa fazerem uma reeducação alimentar.
O tratamento da cirurgia bariátrica começa antes do procedimento e tem continuação após. É importante a família incentivar o paciente a manter o acompanhamento necessário com a equipe multidisciplinar, incluindo o cirurgião bariátrico, o nutricionista e o psicólogo. Isso é fundamental tanto para que ele se mantenha no peso adequado quanto tenha o corpo e mente saudáveis.
A família também pode motivar o paciente a sair do sedentarismo. Após a cirurgia bariátrica, o mesmo deverá mudar seu estilo de vida, não apenas alimentar, mas também em relação à prática de exercícios físicos.
Nesse sentido, pode ser uma excelente oportunidade de os familiares aderirem ao hábito, além de fazerem companhia e incentivarem o paciente.
Agora que você já sabe da importância da família no processo da cirurgia bariátrica, confira o conteúdo que fala sobre a equipe multidisciplinar!
Agende por WhatsApp