A cirurgia metabólica é voltada ao tratamento de pacientes com diabetes do tipo 2 de difícil controle. Os bons resultados do procedimento se dão porque a perda de peso, que ocorre de forma similar à cirurgia bariátrica, leva à melhora da sensibilidade à insulina e da função das células beta, com aumento da secreção de insulina pelo pâncreas.
Para ser candidato, os critérios são:
Para ser candidato à cirurgia bariátrica, o Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio das portarias 1942/2010, 2131/2015 e 2172/2017, estabeleceu alguns critérios. São eles:
- ter Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30-34.9Kg/m2;
- faixa etária entre 30 e 70 anos de idade;
- ter o diagnóstico de diabetes há menos de 10 anos;
- refratariedade ao tratamento clínico;
- não possuir contraindicações ao tratamento cirúrgico após as avaliações médica e da equipe multidisciplinar.
Por que fazemos as cirurgias por laparoscopia?
No Brasil, existem três modalidades de cirurgia bariátrica aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Elas são chamadas de cirurgias restritivas, cirurgias mistas e cirurgias disabsortivas.
Na Be.Live Clinic, realizamos as técnicas de bypass gástrico, sleeve gástrico e duodenal scwitch. A opção por cada uma delas varia conforme as características do paciente e os resultados esperados.
As intervenções feitas pelos cirurgiões são apenas por laparoscopia, que é minimamente invasiva e traz diversos benefícios para os pacientes.
Entre eles estão:
- incisões menores (de 0,5 a 1 cm cada);
- menos riscos de complicações;
- menos dor e desconforto no pós-operatório;
- recuperação mais rápida;
- retorno precoce às atividades.