A cirurgia bariátrica é uma opção eficaz para pessoas com obesidade que não conseguem emagrecer por métodos convencionais e buscam esse tratamento para melhorar a saúde e qualidade de vida.
Nos últimos anos, a tecnologia robótica tem revolucionado esta e outras áreas da Medicina, trazendo avanços significativos tanto para os cirurgiões quanto para os pacientes.
Continue a leitura do conteúdo, que contou com a participação do cirurgião bariátrica, Dr. Pedro Henrique Caron, e saiba mais a respeito desse recurso inovador.
A cirurgia robótica utiliza sistemas assistido por robôs, como a plataforma Da Vinci, para realizar procedimentos com mais precisão.
Os cirurgiões controlam o robô a partir de um console, utilizando controles manuais (chamados de joysticks) e visores em 3D que oferecem uma visão ampliada em 15 vezes do campo cirúrgico.
Isso permite movimentos mais delicados e precisos, reduzindo o impacto da cirurgia no corpo do paciente e favorecendo os resultados.
Confira alguns diferenciais do recurso para os especialistas:
– as plataformas robóticas proporcionam maior controle e precisão dos movimentos, inclusive filtrando tremores e realizando manobras impossíveis para as mãos humanas, permitindo que intervenções complexas sejam feitas com mais segurança;
– a visão oferecida pelas plataformas robóticas é tridimensional e ampliada, facilitando a visualização de estruturas internas e reduzindo as chances de danos a órgãos e estruturas;
– oferecem grande conforto ergonômico para os cirurgiões, que, assim, tem a fadiga reduzida mesmo em cirurgias mais longas.
O paciente é favorecido em vários sentidos. Veja algumas vantagens de optar pela cirurgia bariátrica robótica:
– menor invasividade: a cirurgia robótica requer cortes muito pequenos, resultando em menos dor e cicatrizes pouco visíveis;
– recuperação rápida: pacientes que operam com o auxílio da robótica tendem a se recuperar mais rapidamente por ser um procedimento minimamente invasivo, possibilitando um retorno mais rápido às atividades normais.
– redução de complicações: com maior precisão, há menor risco de complicações durante e após a cirurgia, como infecções ou sangramentos excessivos.
– menor tempo de internação: normalmente, os pacientes recebem alta em cerca de 24 horas, minimizando a estadia e os riscos de infecções hospitalares.
Como você pôde observar, a cirurgia bariátrica robótica representa uma combinação de inovação tecnológica e habilidades médicas avançadas, proporcionando melhores resultados para todos os envolvidos.
Se você está considerando a cirurgia bariátrica, vale a pena discutir com um cirurgião as opções disponíveis e verificar se esse recurso é adequado para o seu caso.
Estamos à sua disposição. Se precisar, agende a sua consulta, teremos muita satisfação em lhe atender!
Agende por WhatsApp