Está chegando o dia da sua cirurgia bariátrica? Saiba o que não pode faltar na mala para o hospital

6 mitos e verdades da cirurgia bariátrica
21 de setembro de 2023
Como treinar o cérebro para comer menos: conheça 6 maneiras simples
9 de novembro de 2023

Se você está se preparando para fazer uma cirurgia bariátrica em breve, provavelmente está preocupado em relação ao que será necessário comprar e/ou levar para o dia da sua internação.

Ter os itens certos à mão pode fazer toda a diferença no conforto e recuperação pós-operatória. Por isso, com a ajuda do cirurgião bariátrico, Dr. Pedro Henrique Caron, preparamos uma lista para te ajudar nesse momento tão importante.

Antes de tudo, é essencial lembrar que cada cirurgia bariátrica é única e as necessidades de cada paciente podem variar. Portanto, é sempre recomendado seguir as orientações do seu médico. Agora, continue a leitura e confira nossas dicas!

Documentos

Estes incluem documentos pessoais, guias de internamento e exames pré-operatórios. Lembre-se de separar todos eles na véspera para que o dia da cirurgia seja mais tranquilo.

Roupas confortáveis

Leve roupas confortáveis para a ocasião da alta, feitas com tecidos leves e elásticos que não causem incômodos na região operada. Além disso, inclua chinelos ou pantufas para andar pelo hospital.

Itens de higiene pessoal

Coloque na mala escova e pasta de dentes, sabonete líquido, shampoo, condicionador e outros produtos que você normalmente usa.

Meias antitrombose

Para quem vai se submeter à cirurgia bariátrica, outro item obrigatório são as meias elásticas antitrombóticas. Como os pacientes passam um tempo deitados após o procedimento, é importante usá-las, pois elas ajudam a estimular o fluxo sanguíneo pelas pernas.

Com isso, podem prevenir a formação de coágulos sanguíneos, os quais podem trazer sérias complicações para a saúde, como trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Bota pneumática

Esse acessório também é essencial para prevenir trombose venosa profunda e embolia pulmonar durante a cirurgia e também pelo tempo em que o paciente permanece internado.

Isso porque a bota pneumática promove uma compressão progressiva dos membros inferiores, sendo que, quanto mais próximo do pé, maior a força de compressão. Elas têm por objetivo ajudar na drenagem do edema e melhorar a circulação sanguínea e linfática.

Almofada de apoio

Uma almofada de apoio pode ser útil para tornar a sua posição mais confortável durante o período de internação. Escolha uma que se adapte bem ao seu corpo e que possa ser facilmente ajustada.

Lembre-se de que essa lista é apenas uma sugestão e pode variar de acordo com as orientações médicas específicas para o seu caso. É essencial conversar com a equipe médica responsável pela sua cirurgia bariátrica para obter todas as informações necessárias.

Depois de ler o conteúdo, que tal se informar sobre outros assuntos relacionados à cirurgia bariátrica? Confira o nosso Instagram!

 

 

Documentos Pré-operatórios
Ligue agora