O que faz um médico nutrólogo e como ele pode ajudar os pacientes bariátricos?
22 de junho de 2023
7 dicas para ter bons resultados após a cirurgia bariátrica
22 de junho de 2023

cirurgia bariátrica, que visa o tratamento da obesidade, já é amplamente conhecida. Porém, a cirurgia metabólica, voltada para quem tem excesso de gordura corporal com diabetes associado, só foi aprovada em 2017 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), por isso ainda gera diversas dúvidas.

Pensando em esclarecê-las para quem possa estar interessado no assunto, conversamos com o cirurgião bariátrico, Dr. Daniel Ferrarin. Confira o conteúdo e saiba mais sobre o procedimento.

O que é a cirurgia metabólica?

Apesar de utilizar o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica, a cirurgia metabólica visa o controle da diabetes tipo 2, bem como reduzir os impactos negativos à saúde que essa e outras condições associadas à doença podem causar.

É importante lembrar que o excesso de peso é um dos principais causadores do diabetes e, apesar de não ter cura, ele deve ser tratado, sendo a cirurgia metabólica uma das estratégias comprovadamente mais eficientes.

Além do diabetes, quais outras doenças podem ser tratadas com a técnica?

A cirurgia metabólica visa controlar não somente o diabetes, mas também outras condições, como hipertensão, obesidade, colesterol alterado, gordura no fígado, entre outras.

O procedimento também é indicado para tratar a síndrome metabólica (em pacientes obesos e com diabetes), que é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como as cardiovasculares.

A pessoa que tem três ou mais dos fatores de risco abaixo, provavelmente é acometida pela síndrome:

  • excesso de gordura abdominal;
  • triglicerídeos elevados;
  • pressão alta;
  • glicose elevada.

Perder peso faz parte do tratamento da síndrome metabólica. E, quando o paciente não consegue emagrecer, nem controlar com medicamentos o diabetes e doenças associadas, ele pode ser um candidato à cirurgia metabólica.

Como funciona o procedimento?

A cirurgia metabólica, preferencialmente, é realizada pelo método bypass gástrico (grampeamento de parte do estômago com desvio intestinal). Mas, conforme o caso, pode ser feito o sleeve gástrico, também chamado de gastrectomia vertical (método em que o estômago é transformado em tubo). Ambas são minimamente invasivas, ou seja, são realizadas por laparoscopia.

Quais os critérios para ser um candidato à cirurgia metabólica?

  • ter diabetes tipo 2 de difícil controle (há pelo menos 10 anos);
  • obesidade (IMC a partir de 30);
  • sem melhora com tratamentos medicamentosos nem emagrecimento com acompanhamento de um endocrinologista (ter tentado por pelo menos dois anos);
  • não ter contraindicação para o procedimento cirúrgico.

Quais são os benefícios da cirurgia metabólica?

Com a cirurgia metabólica, o intuito é que o paciente tenha uma eliminação significativa de peso, que incluirá mudança de hábitos e o tratamento e remissão de diversas doenças. Conheça os principais benefícios com esse tratamento:

  • melhor controle da diabetes tipo 2 e os problemas causados por essa condição e pelo acúmulo de gordura;
  • controle ou remissão de outras doenças graves, como hipertensão, esteatose hepática, entre outros;
  • redução no uso de medicamentos de rotina;
  • tratamento e controle da obesidade;
  • diminuição dos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares graves.

Agora que você já sabe mais sobre a cirurgia metabólica, acha que pode ser um possível candidato? Agende uma consulta e saiba se o procedimento é adequado ao seu caso!

Documentos Pré-operatórios
Ligue agora