Queda capilar
22 de junho de 2023
Malefícios da Obesidade para Saúde
22 de junho de 2023

A bariátrica é o tratamento cirúrgico de combate à obesidade sendo indicada para quem enfrenta o problema e dificuldades de emagrecer pelos métodos tradicionais. Se uma mulher recebe orientação médica para passar pela cirurgia de redução de estômago ela deve estar ciente de que deve tomar cuidados extras e diferenciados para evitar uma gravidez indesejada. Uma das maiores dúvidas das é sobre o uso da pílula após todo o procedimento.

Antes, você precisa saber disso!

Primeiramente é importante entender que após a cirurgia é normal que haja a deficiência de nutrientes no organismo, por isso recomendamos o uso das vitaminas para que haja a reposição dos nutrientes que estão faltando no corpo. Para que um bebê possa ser gerado, a mulher deve dispor de um bom aporte nutricional, por isso engravidar logo após a cirurgia não é aconselhável.

Pílula é ou não indicada para quem fez a cirurgia bariátrica?

A pílula é um dos métodos mais comuns de contracepção, porém pode ter menor eficácia entre pacientes que fizeram a redução de estômago devido ao risco de absorção gástrica inadequada neste caso, por isso não é a alternativa ideal para quem passou pelo procedimento.

Qual método escolher?

Tanto mulheres com sobrepeso e obesidade quanto as que passaram pela cirurgia bariátrica, podem optar por métodos contraceptivos não orais, cuja eficácia não se torna comprometida pela variação do peso corporal como:

  • Injeção mensal ou trimestral;
  • Anel Vaginal;
  • Adesivo Transdérmico;
  • DIU Hormonal;
  • Implante.

Os métodos não hormonais também podem ser indicados, sendo eles:

  • Camisinha Masculina ou Feminina;
  • DIU de Cobre;
  • Diafragma

Gravidez e bariátrica

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), mulheres que realizaram a cirurgia bariátrica ainda devem evitar a gestação nos primeiros 18 meses pós-operatórios. Alteração nutricionais e metabólicas durante a fase de perda de peso acentuada pode aumentar os riscos de parto prematuro.

Por isso, é recomendado passar por um especialista para ter a correta orientação de qual método escolher para evitar uma gravidez indesejada e não comprometer os resultados a serem alcançados pós-cirurgia bariátrica.

Documentos Pré-operatórios
Ligue agora