A queda de cabelo após a cirurgia bariátrica é um efeito comum, que pode ocorrer devido a várias razões. Trata-se de uma condição temporária, mas que normalmente gera preocupação, especialmente nas mulheres.
A boa notícia é que, por meio de algumas ações é possível minimizar a condição. Pensando em ajudar quem possa estar se preparando para o procedimento, desenvolvemos este conteúdo, que contou com a participação do cirurgião bariátrico, Dr. Pedro Henrique Caron. Entenda os motivos pelos quais isso acontece no pós-operatório e confira algumas dicas a seguir!
Situações de estresse, dietas restritivas e déficits nutricionais podem interferir diretamente no ciclo capilar, gerando encurtamento da fase de crescimento dos fios. Na prática, isso significa que entram em etapa de queda mais cedo.
Normalmente, se o efeito começar entre 3 e 6 meses após a cirurgia, pode ser consequência da rápida perda de peso e baixa ingestão de calorias. Já se iniciar após 6 meses, pode estar relacionada à deficiência de ferro, zinco e outros micronutrientes.
A boa notícia é que, nos dois casos, os danos são reversíveis, permitindo ao cabelo crescer novamente.
Vale citar que existem algumas questões particulares do paciente que também contribuem com a ocorrência do quadro.
Entre elas estão desnutrição pré-operatória, suporte nutricional inadequado, suplementação insuficiente e má absorção de nutrientes. Esse é mais um motivo para se manter o acompanhamento profissional em dia.
Para prevenir uma queda excessiva dos fios, é importante realizar diferentes ações. Veja quatro delas:
– seguir rigorosamente a dieta pré e pós-operatória, que contém todos os grupos de nutrientes necessários ao organismo, incluindo aqueles que têm ligação com a saúde dos cabelos;
– suplementar corretamente. Vitaminas como a biotina, do complexo B, vitamina D e o zinco são conhecidas por promoverem a saúde capilar. Porém, devem ser ingeridas conforme orientação médica, para evitar excessos e possíveis complicações;
– passar por uma avaliação do couro cabeludo com um dermatologista, no intuito de identificar alterações capilares já existentes e tratá-las antes da cirurgia;
– cuidar com os cabelos para que não sofram agressões extras, como uso excessivo de produtos químicos, chapinhas e secadores, que podem danificar os fios.
Por fim, é fundamental ter paciência. A queda de cabelo após a cirurgia bariátrica é temporária e vai diminuindo com o tempo.
Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para você. Confira agora o post que fala sobre a importância do equilíbrio emocional no processo da cirurgia bariátrica!
Agende por WhatsApp